Alguma memória

Aqui vão alguns registros de memória do sertão que há dentro de mim.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fogo morto


Hoje encontrei uma foto feita por mim no meio da feira, em Juazeiro do Norte, e que me traz muitas recordações. Fui criança entre as bagaceiras de dois engenhos: o que pertencia a Antuérpio de Melo e o de propriedade de Aderson Tavares Bezerra. Duas famílias de forte tradição naquele quase agro-feudalismo.

Cambiteiros, garapas, alfinim, rapadura, olhos-de-cana e tantas outras coisas fizeram parte desse tempo. E nunca mais me deixariam. Hoje, os dois engenhos são fogo-morto. Mas, basta fechar os olhos que os odores e os sabores do tempo de eu menino invadem os meus pulmões cansados e me levam água à boca aflita.

Nos anos 1970, instalou-se em Barbalha – a “Terra dos Canaviais” – uma usina de açúcar. Fortemente apoiada em subsídios da Sudene, o empreendimento prometia ser a redenção para o setor em todo o Cariri. Finalmente, passaríamos da produção que remontava à Colônia para a agroindústria moderna.

Donos de engenho caíram no canto da sereia e, paulatinamente, foram deixando a produção de rapadura para vender a cana-de-acúcar para a usina. Milhares de braços desempregados. Da semi-servidão ao desemprego. À emigração. Ao abandono.

Então um dia o Milagre Econômico acabou. A usina fechou. Os engenhos não abriram mais.

Hoje, há poucos engenhos em atividade. E muitas almas em ruínas.

3 comentários:

  1. Senti o alfinim derretendo na boa e o cheiro da garapa. Saudes da infância

    ResponderExcluir
  2. Belo e doloroso o seu fogo morto. Também sofro com essa ferida. Ronaldo Correia de Brito

    ResponderExcluir