Alguma memória

Aqui vão alguns registros de memória do sertão que há dentro de mim.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Artista é na rua


Conheci Patativa do Assaré numa segunda-feira da minha infância. Foi no cruzamento das ruas Santos Dumont com Monsenhor Esmeraldo, no Centro do Crato. Patativa estava na cidade 'resolvendo assuntos na feira'. Eu ia com meu pai não sei mais para aonde.

Praticamente trombamos naquela esquina, na qual ocorreu o seguinte diálogo: "Olha ai o poeta!", disse meu pai. Ôpa!, respondeu Patativa. E completou: "Esse menino é seu?". A mãe dele garante que é, brincou papai. "Qual é o nome dele?". 'Henrique'. E o poeta: "Henrique é nome difícil de dizer, mas quem não quer Henrique ser?". E seguiu com sua aura de prata no meio da feira. Ave Patativa!
Essa singela passagem da minha vida serve hoje para  homenagear a todos os artistas que tive o prazer de conhecer na rua, não nos palcos, na tevê ou nos jornais. Salve Aniceto! Salve Seleiro! Pedro Bandeira! Chiquim Eugênio (reisado).... Salve, Salve!
A foto acima é um detalhe do Centro Mestre Noza de Artesanato, em Juazeiro. Um lugar incrível, que merece ser visitado e valorizado. Nos braços de São Francisco tenho quase certeza de que os passarinhos são Patativa e Elói Teles de Morais, dois gigantes da cultura popular.

3 comentários:

  1. Rapaz,tive um encontro parecido com Patativa.com feira do Crato,ele ia sempre, e pai no meio.Relato no livro q saiu agora do Tiago Santana e do prof Gilmar de Carvalho.parabens pelo blog.sou freguês.abs

    ResponderExcluir
  2. Henrique, também tive o prazer de conversar com Patativa. Em Assaré. Ele fez até um verso sobre Saboeiro, a terra do galo. Fã do poeta, pedi ao Jarbas Oliveira, que estava comigo, fazer uma foto minha com Patativa

    ResponderExcluir
  3. Já te achava parecido com gente, agora sabedora do versinho de Patativa para você, é que te considero uma gentona mesmo. Cada dia me convenço mais: tú és um "kranho".

    ResponderExcluir